Afinal, quanto custa para construir uma casa?

Um lugar de descanso, confortável, com espaço gourmet para os amigos e familiares. Pode até melhorar…! Com aquela piscina para relaxar e se divertir com a criançada. Essa é a tão desejada “casa dos sonhos”. Mas na hora de colocar a mão no bolso, surge a seguinte dúvida: Afinal, quanto custa para construir uma casa? 

Contratar um profissional qualificado

O primeiro passo a ser dado por uma pessoa que deseja construir é comunicar a um(a) profissional qualificado(a) na área – engenheiro(a), arquiteto(a), orçamentista, etc., sobre as necessidades de realizar esse investimento. Uma reunião com esses profissionais permitirá que eles tenham conhecimento das características naturais do terreno, como: metragem, relevo, sua posição em relação a movimentação anual do sol, e outras informações de campo. 

Projeto arquitetônico

O segundo passo, e não menos importante, é a elaboração do projeto arquitetônico. É nesse momento, que o sonho do cliente é desenhado no papel. A concepção do projeto, irá vislumbrar todos os espaços na casa que serão utilizados pelo comprador. O arquiteto, designer de interiores, e demais profissionais, irão conhecer o gosto do cliente, para então dimensionar os cômodos, fazer a disposição dos móveis, janelas, portas, jardins, etc., sempre contemplando o plano diretor e leis municipais. 

Após o envio e a aprovação do projeto na prefeitura, são feitos os projetos complementares, hidráulicos, elétricos, estruturais, climatização, bombeiro, etc. Em seguida, com a legalização da obra, emite-se o alvará de construção, outorgando que a obra pode ser realizada. 

Informações e dados para orçamento

No terceiro e último passo, será realizado o levantamento de quantitativos, isto é, a quantidade de cada um dos serviços do projeto, criando um ambiente propicio para o famoso orçamento. Nesse item, cada profissional tem seu meio de orçar, seja por programas, planilhas ou na mão.

Alguns consultam tabelas comumente utilizadas em obras públicas, como é o caso da SINAPI, fornecendo preço de equipamentos, materiais e mão de obra, outros consultam a tabela TCPO, empregada em grande escala nos meios privados, e existem ainda, aqueles que analisam o método CUB – custo por metro quadrado da obra, porém neste último método, não se considera a mão de obra, mas dá para se ter uma noção aproximada do custo total da residência.  

Proposta de atuação

Após todas etapas, o(a) engenheiro(a) ou outro(a) responsável técnico da construção deverá sentar com o cliente e apresentar o orçamento da obra, recomenda-se ainda, um planejamento detalhado da duração das etapas de cada serviço, para que o orçamento seja coerente com o custo previsto da edificação. A construção de uma casa, pode variar conforme o seu padrão – baixo, médio ou alto.

Embora algumas residências tenham medidas semelhantes de área, seu custo é muito relativo, inclusive quanto ao perfil estratigráfico do solo sobre a qual está apoiada, podendo-se ter divergências a depender da qualidade e o preço dos materiais, mão-de-obra (pedreiro, pintor, marceneiro, eletricista, entre outros), nível de detalhamento, infraestrutura e superestrutura, e outras variáveis. 

Marketing

Marketing

Deixe seu comentário

Sobre

A Gomes Construções e Reformas é uma empresa estabelecida na região de Hortolândia/SP que realiza serviços de construção civil e manutenção comercial, residencial e industrial em geral.

Posts recentes

Novidades

Cadastre seu e-mail para receber nossas últimas notícias e novidades.